http://www.presidencia.pt/?idc=22&idi=19824
O discurso que escolhi é do nosso Senhor Presidente da Republica, que teve lugar no mês passado de Setembro. A intervenção do Presidente Aníbal Cavaco Silva deveu-se à entrega do premio “D.Dinis” a Manuel Alegre pela Casa Mateus.
Depois de ler o discurso pude constatar que o texto esta bem redigido, acessível e compreensível a todas as classes sociais. Mas Cavaco Silva cometeu um erro, não ortográfico, mas um erro ainda pior.
Como o título diz, este discurso foi realizado com intenção de felicitar Manuel Alegre pelo prémio recebido. Pois então, o nosso Presidente da Republica parece que se esqueceu do consagrado escritor. Ao longo do texto podemos verificar que as referencias a Manuel Alegre são poucas ou quase nenhumas.
O exemplo disso dá para ver logo no inicio do discurso:
“Senhor Presidente da Fundação Casa de Mateus,
Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Real
Ilustres Membros do Júri,
Senhor Presidente da Caixa Geral de Depósitos,
Senhora Directora-Geral do Livro e Bibliotecas,
Distinto Laureado,
Senhoras e Senhores”
Agora pergunto-vos, onde é referido Manuel Alegre? Em “Distinto Laureado”?
A pessoa principal desta cerimónia é cumprimentada pelo Presidente da Republica como Distinto Laureado! E aqui é apenas um começo. Manuel alegre é apenas referido nos primeiros parágrafos do discurso, ou nem tanto.
Penso que Cavaco Silva se esquece ao certo sobre quem ia falar e sobre o que ia falar. A meu parecer, acho uma falta de educação a postura que o discurso do nosso Presidente da Republica teve.
P.S. Boas Festas para todos!! :D
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Após ser solicitado a turma para analisarmos um discurso político, aqui vou apresentar a minha análise e crítica.
desnecessário...
Enviar um comentário